Tuesday, January 11, 2005



Terça, 11 de janeiro, 2005

Zimbábue, Namíbia... Venezuela?

Quem disse que a África tem o monopólio do atraso patológico no planeta?

El Comandante não me deixa mentir. Segundo o Financial Times:

"Hugo Chávez, o presidente da Venezuela, ordenou nesta segunda-feira (10/01)que seu ministro do Interior realize uma revisão nacional dos títulos de terras, em uma tentativa de regular um crescente mas até o momento caótico programa de redistribuição de terras."

"O primeiro alvo do governo foi tomado no fim de semana, com a "apropriação" oficial de El Charcote, uma fazenda de criação de gado de 13 mil hectares pertencente ao lorde Vestey, um magnata inglês de carne. As propriedades do lorde Vestey na Venezuela, incluindo várias outras fazendas, são as maiores produtoras de carne do país."

"Os proprietários de terras não têm nada a temer se suas propriedades forem produtivas", disse Aleman, vestindo uma camiseta com a imagem de Che Guevara, o ícone revolucionário da América Latina."

"Lorde Vastey disse que sua família comprou a propriedade em 1903. Segundo Diana Dos Santos, administradora da fazenda de gado de Vestey, invasores ocuparam até 90% da propriedade. Nas últimas semanas, vários outros governadores provinciais pró-Chávez iniciaram ações para tomada de propriedades.

Dezenas de propriedades por toda a Venezuela deverão sofrer "intervenção" nas próximas semanas. Apesar de existir uma lei de reforma agrária, nenhuma regra regula o processo, uma situação que o decreto de Chávez supostamente resolverá.

Até o momento, o processo tem sido caótico. Na província de Cojedes, duas facções camponesas rivais, uma alinhada com o governador local e outra rival dele, estão em desavença em sua disputa pelas terras. "Eu espero receber um pedaço de terra do governo antes que outra pessoa a receba", disse Baldemar Gonzalez. "A empresa inglesa não tem direito de estar aqui".


Quem será o próximo escolhido para esse grupo seleto? Hmmm...

No comments: