Friday, January 07, 2005



Sexta, 7 de janeiro, 2005

Todos os dados sobre os "stingy" americans

Todos sabiam que a imprensa ia achar algum jeito de culpar os EUA pelo desatre do Tsunami. Era só questão de saber como. O "Egghead" da ONU deu o sinal, e a matilha seguiu contente da vida.

De tudo que eu li sobre o assunto, o melhor foi esse post do Daniel Drezner. Resumindo:

- Os EUA são os maiores doadores para assistência de desastres em valores absolutos. Quando se considera a proporção do PIB, são número 9 entre os 21 países mais ricos (OECD). Considerando que países menores não precisam cumprir certas funções como altos gastos militares, muitos acham justo que a comparação seja feita entre os G-7 (grupo dos 7 mais ricos). E nesse caso, os EUA são número 2, atrás somente da Grã-Bretanha. Não achei dados que incluam outros fatores além de dinheiro nesse tipo de situação, o que provavelmente aumentaria a contribuição americana. Mais de 13 mil soldados americanos estão envolvidos na distribuição de ajuda na Ásia.

- Falando sobre assistência a países pobres no geral, a análise é mais complicada. Se considerarmos somente dinheiro (excluindo transferências de dinheiro particulares, o que é polêmico) os EUA ocupam a posição 19 de 21. Obviamente, esse ranking é o único citado em todos artigos anti-americanos, como esse editorial do Kristof (mal traduzido novamente como "Tsunami confirma a fama de pão-duro dos EUA" pelo horrível UOL). A figura muda significativamente quando são incluidos outras formas de ajuda como trade, investmentos, migração, meio-ambiente, tecnologia, e segurança. Nesse caso, os EUA ficam com o número 7 entre 21, e terceiro entre os G-7.

Como sempre, o último objetivo da imprensa é informar imparcialmente. Eles querem formar uma opinião, seja implicitamente como o NY Times ou ridícula e explicitamente como o UOL. E o pior de tudo é que funciona. Tentem achar esses dados em qualquer jornal de grande circulação. Impossível.

No comments: