Thursday, February 17, 2005



Quinta, 17 de fevereiro, 2005

Esclerose do Ambientalismo

Muitos acham que o fato dos EUA terem recusado o protocolo de Kyoto significa que os americanos simplesmente não ligam para o meio ambiente. Ah, aqueles maldosos capitalistas! São 5% da população do mundo e produzem 25% da poluição!

É verdade que alguns conservadores disputam a validade do argumento do Global Warming, e isso deixa esse pessoal louco (no pun) da vida.

Mas para a maioria das pessoas, o assunto é muito mais uma questão de senso comum. Ninguém vai aceitar a destruição da economia pelo ambiente, mas todos aceitam play it safe e fazer alguns sacrifícios. Se o aquecimento realmente não for causado pelo homem, pelo menos teremos feito nossa parte.

O problema é que esse movimento ambientalista atual é patético. Parece que nunca tiveram uma aulinha básica de marketing. Como disse meu professor outro dia, se a Coca Cola conseguiu fazer bilhões vendendo água com açucar, não existe dúvida que o marketing é a alma de qualquer negócio.

Michael Schellemberger concorda comigo. Ele é um antropólogo que pesquisa esse problema e publicou ano passado um artigo chamado "A Morte do Ambientalismo". Nessa entrevista ele explica que toda essa tática de medo atual, em que Kyoto é o maior representante, está fadada ao fracasso. Espera-se que as pessoas se sacrifiquem por algo que não conseguem ver sem receber nada em troca.

Existem vários exemplos práticos que mostram um caminho melhor a ser seguido. O lançamento dos carros híbridos talvez seja o melhor. O marketing nesse caso é perfeito. Enfatiza a modernidade dos carros, com o bônus de serem benéficos ao ambiente. Os fabricantes sabem que economicamente o investimento do consumidor é maior, mas aceitável. O governo ajuda com um tax break, e os mais criativos como o governo da Virgínia, com o acesso a pista rápida nas rodovias. It's a win-win situation.

Querer impor restrições na marra, através de acordos dracônicos como o de Kyoto, é uma tremenda perda de tempo. Podem apostar que ninguém vai fazer exatamente o que foi prometido. Quando esses movimentos ambientalistas começarem a fazer lobby por medidas práticas (mais modelos hibridos?) a coisa vai começar a funcionar de verdade.

No comments: