Sunday, February 05, 2006

Double standards 2 - A ilusão do Império

Sempre que alguém vem tentar me explicar que os EUA são um império, eu começo perguntando pelas fronteiras. Seria o Brasil parte dos dominados? E a França? Belarus? Quênia? Butão?

É fácil confundir poder com controle.

Essa lenda de que os EUA tem mais controle sobre o mundo do que realmente tem cria duas consequências péssimas: Primeiro, possibilita que governos incompetentes fujam das suas responsabilidades. Pergunte para qualquer brasileiro como é que os EUA influem na vida deles. Outro dia eu fiz essa pergunta para aquele infame grupo e a resposta foi: "Ah, não podemos contruir uma bomba nuclear!". A total desconexão desse tipo de resposta com pesquisas como essa, mostra o tamanho do problema. Segundo, cria um nível de expectativa dos EUA que é simplesmente inatingível. E sendo os EUA o maior representante do capitalismo, qualquer "fracasso" americano vira um fracasso do sistema, o que dá abertura a todos esses loones que se reúnem pelo mundo em busca de uma "nova utopia".

Por exemplo, o mundo todo ficou abismado com o Katrina (até agora 780 mortos confirmados). Você ligava a TV e via o desespero das pessoas ao vivo, lia no jornal diariamente histórias de vidas arrasadas, etc. E foi uma tragédia mesmo.

Mas agora, durante o mês de Janeiro, já morreram quase 600 pessoas (7 mil tiveram que ser hospitalizadas) na Ucrânia de frio. 600 mortos num país de 47 milhões de pessoas é equivalente a mais de 3500 nos EUA. Eu posso imaginar o fim do mundo que seria se 3500 pessoas (ou que fosse 600) morressem de frio por aqui.

Esse é somente um exemplo, é fácil citar muitos outros.

Agora que o mundo se prepara para confrontos um tanto difíceis, do islamismo radical ao aumento do poder da China, dá medo pensar que paises "neutros" possam se aliar ao lado errado somente por ignorância.

Eu li o editorial da Folha de hoje sobre a polêmica dos cartoons e dei risada. Parecia mais a enciclopédia britânica do que a velha Folha de guerra.

E pelo que vi, eles não publicaram os cartoons.

3 comments:

Anonymous said...

Dizem que o valor do seu principio é a medida do quanto você sacrificaria em nome dele, so... :)

Jorge Nobre said...

Você está falando do editorial chamado "Censura Religiosa"? Se for, só os assinantes podem acessar o link que você deu. Mas nesse outro link qualquer um pode acessá-lo.

Anonymous said...

Publicaram, sim, Paulo. Abraços do Ruy.