Saturday, June 05, 2004



Domingo, 6 de Junho, 2004

  O cowboy original



Reagan foi o primeiro Presidente conservador desde a implantação do "New Deal" por Roosevelt. Ele foi também o Presidente mais velho a ser eleito, com 69 anos em 1980. Ele quase havia conseguido a nominação republicana em 1976, mas acabou perdendo para Ford numa corrida equilibrada.

Tinha dois grandes objetivos: diminuir o governo americano e vencer a guerra fria. Conseguiu vencer a guerra, mas não conseguiu vencer totalmente o governo. Os republicanos na época eram minoria, e no fim das contas, Reagan conseguiu mais do que se esperava.

Além de grande comunicador, Reagan foi um grande inovador. Mudou o tom das negociações com as grandes Uniões de trabalhadores quando em 1981 despediu quase 12 mil controladores de vôo que se recusavam a sair de uma greve que paralisava o país. Também foi responsável pelo primeiro corte de impostos em décadas, que aos poucos recuperou a economia americana da crise e, na opinião de muitos, possibilitou a expansão dos anos 90.

Mas sem dúvida a maior conquista de Reagan foi a vitória sobre a União Soviética. Ele acreditava que a única maneira de vencer era aumentar os gastos com defesa de uma maneira drástica, forçando a economia soviética até seu limite. Gastou 1 trilhão de dólares no plano, incluindo o famoso projeto Star Wars, provavelmente o maior blefe da guerra toda. Além disso, soube negociar as pressões políticas européias, principalmente em relação ao posicionamento de mísseis nucleares na Alemanha em resposta aos mísseis da URSS no Leste Europeu.

Assim como Bush, Reagan era chamado de "Cowboy" pelos europeus, que o achavam sem a classe necessária. Também como Bush, Reagan enfrentou os "pacifístas" e conseguiu a paz de fato com sua tática de força. Ganhou algumas batalhas (como em Granada), perdeu outras (Líbano), e no fim venceu a guerra. Espera-se que o cowboy atual tenha a mesma sorte.

A história mostra o quão importante Reagan realmente foi, e tudo que devemos a ele.
Godspeed cowboy.

No comments: