Wednesday, June 09, 2004



Quarta, 9 de Junho, 2004

  Reagan, liberalismo e a guerra fria


A história da era Reagan é das mais interessantes do século passado. Mas como toda história, deve ser analisada dentro do contexto da época, para que não se caia em generalizações vazias.

Depois de mais de 40 anos de "New Deal", "Great Society" e presidentes insossos como Ford e Carter, os 8 anos do governo Reagan foram uma injeção de ânimo na economia e na sociedade em geral dos EUA. Ele provocou uma mudança profunda em como os problemas deveriam ser encarados, até mesmo entre seus companheiros Republicanos. Antes dele, ninguém levava as idéias liberais realmente a sério. Depois dele, até os democratas (Clinton) entenderam sua eficiência e importância.

Vejam essa entrevista de 1975 publicada pela Reason. Reagan era antes de tudo um político que tinha uma visão definida do mundo, e sabia o que fazer para implementá-la. Liberal, mas não radical.

Obviamente Reagan não foi perfeito. Os mais empolgados comparam sua importância à de Lincoln e George Washington, o que é um absurdo. Nem mesmo a comparação com Roosevelt é apropriada na minha opinião. Mas também não foi o ignorante sortudo que outros malucos insistem.

É preciso entender o mundo da Guerra Fria e suas monstruosas complicações para entender porque Reagan fez o que fez. Aliás, muitos não entendem nem mesmo como os EUA conseguiram vencer a guerra. Vejam por exemplo esse editorial do WSJ. Enquanto isso, os conspiradores de plantão preferem acreditar que Gorbachev foi um santinho que entregou a vitória numa bandeja! Yeah right!

De qualquer forma, acredito que Reagan esteja entre os 10 presidentes mais importantes dos EUA. Tirou o país da segunda maior crise econômica de todos os tempos, e foi decisivo na vitória da segunda mais importante guerra do século XX.

E por último, conseguiu o quase impossível feito de sair como o Presidente americano mais popular de toda história. Isn't that enough?

No comments: