Wednesday, June 30, 2004



Quarta, 30 de Junho, 2004

  Os brasileiros no Orkut

Por algum motivo que ainda não consigo compreender totalmente, o Orkut virou mania no Brasil.

Nada contra o site, eu também estou por lá, mas de uma hora pra outra só se fala disso. O negócio virou tão "pop" que até saiu uma matéria na Veja.

Mas até ai tudo bem. O pior mesmo é que grande parte desse mundo de gente que entrou no Orkut não está indo lá para conhecer pessoas, ou participar dos grupos de discussão. Estão indo somente para fazer picuinha.

Nem me perguntem exatamente como essa bobagem toda originou, mas de uma hora para outra começo a receber emails me convidando para "participar do movimento brasileiro no Orkut". Parece que a brilhante idéia era que deveríamos convidar outros brasileiros para entrar no site, e com isso fazer com que o número de brazucas cadastrados se tornasse maior do que o de americanos.

A troco de que você pergunta? Ah! Parece que um tal de Gary, suposto americano, reclamou dos brasileiros não sei aonde para não sei quem. Disse que éramos um bando de inúteis que ficavam falando português em grupos americanos, e por ai vai.

E para provar que nós não somos esses índios ignorantes, e sim pessoas educadas e inteligentes, qual resposta melhor do que... ultrapassarmos os EUA na tabelinha de estatísticas?

A saga continua, e dizem que o tal Gary foi expulso. Porém, começam a pipocar "seguidores do Gary". Uma das trocentas mensagens que eu recebi vinha de um desses seguidores. Achei interessante como o tal indivíduo tinha uma foto meio nazista, e o inglês era meio "quebrado". Seguindo umas mensagens do tal, qual foi minha surpresa em descobrir que ele falava português! Dizia que tinha estudado no Brasil (hein?) e por isso as coisas eram como eram.

Mas isso tudo foi so o começo! Agora, quando tomo coragem e logo meu usuário, recebo dezenas de mensagens sobre como eu deveria trocar minha foto por uma bandeira do Brasil no 7 de Setembro, ou como deveria trocar minha foto por uma bandeira do Iraque (?), ou como deveria trocar minha foto por uma figura das torres gêmeas no 4 de julho.

Falando sério, porquê será que a nossa concentração de idiotice é tão alta hein? Eu clico na profile do pessoal que fica mandando essas mensagenzinhas infantis, sempre esperando achar moleques de 15 anos, e acho marmanjos de 30.

Porque o pessoal do Irã, Japão, Eslovênia, Índia, etc, fica na deles enquanto nós entramos nessa bobagem?

Ah, essa nossa mania de grandeza. Ou melhor, ah, esse nosso complexo de inferioridade... And again, the joke is on us.

No comments: