Friday, August 26, 2005

A tie is like kissing your sister

A NHL (Liga nacional de hóquei no gelo) mudou suas regras para a temporada 2005, e agora todas as grandes ligas de esporte dos EUA tem pelo menos uma coisa em comum: Os jogos não podem acabar empatados.

Frank Deford fala sobre isso (leia o texto aqui), e explica como a cultura americana odeia empates. De quebra, ele esclarece um dos mistérios mais analisados por sport-pundits pelo mundo: Porquê diabos os americanos não gostam de futebol?

Esse Deford é muito bom.

4 comments:

Anonymous said...

Bem, ate' que enfim um assunto do qual entendo. O tie-break ja' existe em varias ligas de segunda divisao, aqui nos EUA mesmo. Isso nao as fez necessariamente mais populares.

Enfim, eu gostei muito do artigo, a discussao e' interessante. Mas o empate e' algo que esta muito longe de escurecer outros aspectos que causam rejeicao ao hockey/soccer. []s

Anonymous said...

Outro 'pequeno' detalhe: a MSL, liga norte-americana de soccer fez uma regra em que o tie-break dos jogos seria decidido atraves de uma forma bizarra de penalty, onde o jogador partia do meio do campo. Pode-se discutir que teria sido mais bacana ver uma cobranca de penalties normal, como na Copa do Mundo.

Mas o fato e' que a MSL ainda e' vista como algo para imigrantes e gente que nao consegue 'entender' a 'superioridade' do futebol americano/basquete/baseball, etc.

[]s

Anonymous said...

Acho que esse "penalty" já foi testado - sem sucesso - há algum tempo, num desses torneios de experiência no Brasil. Já foi testada a cobrança de lateral com os pés, dois juízes em campo, etc.

Eu já li uma vez um idiota no Mises.org falando que o soccer é inferior porque não depende tanto do talento dos atores como o basquete e o futebol americano. Nunca viu um bom jogo.

Anonymous said...

Hehe, as teorias sao muitas. Achei legal essa do Deford porque nunca tinha ouvido. E assim como as outras, tem um pouco de verdade e um pouco de exagero.

Acho que no fim das contas o futebol nem eh tao mal visto por aqui. As criancas jogam sempre nas escolas, e nas universidades eh um esporte bem comum. O unico detalhe foi a falta de uma liga profissional que desse certo. Esta segunda tentativa ja esta ai ha quase 10 anos, quem sabe com o tempo nao chega no nivel das outras?

[ ]s