Monday, September 26, 2005

Commanding Heights

Acabei de assistir a série Commanding Heights : The Battle for the World Economy da PBS, baseada no livro de mesmo nome.

Longe de ser uma análise detalhada, essa série é uma high level overview das mudanças econômicas e políticas do século XX e começo do XXI.

O tom é pro-mercado/globalização, mas sem exageros. Os vários problemas e desafios do sistema, como volatilidade de capitais, mistura de interesses públicos e privados, e terrorismo, são tratados com destaque.

As imagens ajudam muito na compreensão do assunto. Fica muito mais fácil entender o tamanho da crise da Inglaterra socialista quando se vê aqueles montes enormes de lixo e os confrontos com a polícia. Poucas imagens mostram melhor o que é a forca do tal mercado (e o desastre que foi o comunismo) do que aquelas pessoas vendendo bugigangas depois da descriminalização da iniciativa privada nos países comunistas.

O melhor de tudo é que a série está disponível no site da PBS totalmente de graça. O mesmo material dos DVDs, mais de 6 horas de vídeo, abertos para quem quiser.

Um material e tanto.

3 comments:

Anonymous said...

ah, as maravilhas da TV pública e gratuita, heheheh

Anonymous said...

You got me :-)

Mas pelo menos foi um caso aonde o resultado foi bom, e pelo jeito, varias empresas privadas patrocinaram anyway.

[ ]s

camiseteria said...

Valeu, Paulo!