Wednesday, September 07, 2005

MR again

Correndo o perigo de soar mais baba ovo ainda, aqui vão mais dois ótimos posts do Marginal Revolution:

- 'The public choice economics of crisis management'.
* Fernando, confira em especial o motivo 1 ('BELIEF IN THE LAW OF SMALL NUMBERS').

- 'Not Just Low Prices'.

In Tyler Cowen we trust :-)

2 comments:

Anonymous said...

Paulo, o artigo e' interessante, sem duvida. Mas ele fala mais na dificuldade das pessoas lidarem com probabilidade e como elas tendem a aceitar valores absolutos de uma populacao limitada; usando uma analise psicologica.

Eu entendo que politicos usem esse esquema para ludibriar os incautos sobre os perigos de certos eventos. Mas ate' onde a engenharia tem a ver, numeros como 10e-2 e 10e-3 nao sao pequenos. Plataformas como as do Golfo tem de ser preparadas para a chamada "onda centenaria". O que sim tem a ver com o artigo e' a falsa ideia que os leigos tem em achar que 1/100 quer dizer que o evento so acontece a cada 100 anos, quando na verdade ele pode acontecer num intervalo bem menor do que esse. O que reinforca a gravidade de se aceitar que os levees estariam a salvo com algo mais do que um Cat3. E' o exemplo da roleta russa. Nesse caso, o numero 1/150 e' totalmente inadequado. O problema esta bem resumido aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Bayesian_probability

Enfim, entendo que politicos podem usar a ilusoria ideia que os valores sao pequenos. Mas, realisticamente falando isso nao e' o caso, principalmente considerando-se as consequencias.

Anonymous said...

Voto com o relator. Digo, com o Fernando.

abçs