Saturday, September 17, 2005

Miscellaneous

O que é mais chato?

Pingüim conservador, progressista, ou blogueiros que tem obsessão com isso?

O Smart aliás, parece se preocupar muito com conservadores ultimamente. Ele conseguiu a façanha de escrever q u a tro posts consecutivos sobre esse assunto. Go figure.

Mas do lado positivo, gostei desse post sobre a avaliação dos quatro anos da guerra contra o terrorirsmo. Discordo de algumas premissas (a guerra do Afeganistão foi ganha) mas realmente a confusão é grande e avaliar resultados é difícil.

***

Sobre a incompetência em New Orleans:

1 - O número de mortes causadas pelo Katrina em New Orleans até agora é de 558, e acredita-se que o pior já passou.

O prefeito Ray Nagan tinha dito que as mortes seriam pelo menos 10 mil, e 25 mil body bags foram trazidas para a cidade.

2 - Alguns comerciantes da cidade já estão reabrindo as lojas, e estima-se que a maior parte da cidade deve estar seca e habitável até o fim de outubro, totalizando aproximadamente 2 meses de tempo total de recuperação.

E ai, será que vamos ter muitos editoriais reconhecendo a eficiência do Bush? Ou quem sabe algum pedido de desculpas da imprensa pelo sensacionalismo exagerado? Ou será que o Prefeito de New Orleans deveria ser despedido por ter feito estimativas tão erradas?

***

Iraque

Até agora, o mês de Setembro tem sido o menos mortal para as tropas americanas no Iraque desde que a guerra começou.

A Alqaeda declarou guerra contra os xiitas, e na minha opinião errou feio. Duvido que os Sunis aceitem se aliar com al-Zarqawi, e com isso o foco da violência deve ficar na busca pelos estrangeiros que praticam atentados contra civis.

Já a demora na elaboração da constituição iraquiana deveria ser vista como progresso, e não como um problema. Se eles realmente conseguirem qualquer tipo de compromisso, sem que a maioria force a vontade na minoria, as chances de aprovação no plebiscito serão maiores.

E mesmo que essa constituição seja rejeitada depois, nada disso deveria ser considerado como derrota. O desafio é mostrar que desavenças podem ser resolvidas politicamente, mas não necessariamente de forma fácil e rápida.

6 comments:

Jorge Nobre said...

Eu tinha lido sobre pinguins gays no blog do André Saliva na sexta feira. Isso não é tão chato assim. A história até que tem sua graça. E tudo que se passa nos EUA interessa ao mundo, quer gostem disso quer não.

Anonymous said...

Meu caro,

Você fez uma série de posts defendendo a inocência de Bush no evento Katrina.

Outros blogs por aí tem idéia mais do que fixa em PT, Lula, Emir Sader, "enemies", etc.

Eu, perto desses, até que ainda sirvo um material variado.

abçs

Anonymous said...

Smart,
Defendendo o bush? So porque eu nao acho ele o diabo, ou o unico culpado por um desastre natural? Ok entao.

E eu nao disse que seu blog eh pior ou menos variado que outros. Se fosse nao estaria por la lendo. Mas so que vc as vezes exagera.

[ ]s

Anonymous said...

Paulo,

Eu não disse que você disse que meu blog era ruim (não que ele não seja...); eu só não concordo com sua forma de caricaturar uma temática. Se você se preocupa em defender Bush por vários posts seguidos, independentemente do fato dele ser ou não culpado, é porque isso lhe parece importante. Se eu me preocupo com os conservadores em vários posts seguidos, é porque eu acho isso importante. Cada um sabe onde o calo lhe aperta; nem por isso me passou pela cabeça chamá-lo de "chato" por causa de sua defesa constante dos republicanos.

Só quis realçar o fato de que você usou dois pesos e duas medidas para caracterizar o que é basicamente o mesmo tipo de comportamento.

abçs

Anonymous said...

Smart,
So queria deixar claro que nao estava defendendo ninguem. Mas alem disso, nao acho que postei varios posts sobre isso. Postei varios sobre o Katrina, mas nao sobre o Bush.

Enfim, vc podia ter me chamado de chato e tudo estaria resolvido :-)

[ ]s

Anonymous said...

Mas você não é chato.

Você é cri-cri, e anda pelas sombras, só isso. :)